O mercado global de software como serviço (SaaS) foi avaliado em US$ 266,23 bilhões em 2024. A previsão é que atinja US$ 315,68 bilhões em 2025 e chegue a US$ 1.131,52 bilhões em 2032, com taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20,0% no período, segundo relatório da consultoria Fortune Business Insights, atualizado em setembro de 2025.
Mas afinal, o que é SaaS? É bem provável que sua empresa já utilize esse tipo de aplicação, mesmo sem conhecer todos os detalhes de como funciona. Neste artigo, apresentamos o conceito de forma simples, com exemplos práticos e as principais vantagens desse modelo para os negócios.
O que é SaaS (Software as a Service)?
SaaS é a sigla em inglês para Software as a Service, ou, em português, Software como Serviço. Em termos práticos, significa a entrega de softwares aos usuários finais pela internet, sem necessidade de instalação nos computadores, mediante uma assinatura.
Até pouco tempo atrás, só existia o modelo tradicional de licenciamento, em que uma empresa, por exemplo, comprava a licença de algum software importante para seus trabalhos (digamos, o pacote Office da Microsoft), que exigia instalação em todos os computadores (lembram do velho CD-ROM?). A manutenção e a atualização daquela infraestrutura ficavam a cargo da empresa.
Com o SaaS, a mesma empresa pode assinar um software que está baseado na nuvem, que é hospedado, mantido e atualizado pelo provedor, que também fica a cargo de toda a infraestrutura e segurança daquele serviço. A empresa apenas paga a assinatura, acessa o software pela internet, com login e senha, e pode disponibilizá-lo para todos os colaboradores usarem em suas máquinas.
Veja a definição resumida da Microsoft para SaaS:
“SaaS é um modelo de entrega de software baseado em nuvem no qual indivíduos ou organizações assinam aplicativos em vez de comprá-los e instalá-los localmente. Os clientes acessam o software pela internet, geralmente por meio de um navegador da Web, enquanto o provedor de serviços em nuvem gerencia a infraestrutura, a segurança, a manutenção e as atualizações subjacentes.”
Como o SaaS funciona?
O provedor ou fornecedor daquele software hospeda os dados em seus próprios data centers ou em provedores de serviço de nuvem (como AWS, Google Cloud, IBM Cloud ou Microsoft Azure). E ele fica responsável por gerenciar o hardware, todas as ferramentas do software e todas as plataformas e sistemas operacionais.
O cliente que vai utilizar aquele software só precisa assinar aquela solução de SaaS, por meio de um contrato (SLA), e vai receber do provedor um registro e login para acessar o software diretamente por um navegador de internet ou um aplicativo de smartphone.
Normalmente, os contratos de assinatura preveem pacotes, e a empresa pode aumentar ou reduzir o uso do software de acordo com suas necessidades.
O que é um acordo de nível de serviço (SLA)?
O SLA é a sigla para Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço (SLA), que é o contrato que define os termos e condições para usar o produto de SaaS.
Ele normalmente traz o detalhamento do serviço que é oferecido, as garantias, informações sobre segurança, suporte e atualizações, as responsabilidades do assinante e os direitos de propriedade sobre os dados.
Quais as principais características do SaaS?
A IBM, empresa global especializada em tecnologia, lista quatro principais características do SaaS, que são comuns a todas as aplicações que usam esse modelo:
- É criado para ser hospedado na nuvem.
- Pode ser acessado por qualquer cliente que tenha conexão com a internet e um dispositivo de usuário conectado à internet.
- Usa arquitetura multilocatário, ou seja, “uma única instância da aplicação atende a todos os clientes”.
- Exige pouco ou nenhum gerenciamento e nenhuma manutenção por parte do cliente, ficando isso a cargo do provedor do SaaS.
Quais as aplicações SaaS mais usadas?
A plataforma de nuvem AWS (Amazon Web Services) lista vários tipos de aplicações SaaS que são muito usadas. Por exemplo:
- gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM);
- planejamento de recursos empresariais (ERP);
- software de e-mail marketing;
- software de contabilidade;
- software de recursos humanos;
- software de segurança;
- ferramentas de colaboração;
- serviços de edição de documentos;
- software de comunicação;
- software de contact center.
Qual é um exemplo de SaaS?
Existem vários exemplos de aplicações SaaS, muitos usados de forma corriqueira em várias empresas. Como os seguintes:
- Adobe;
- Canva;
- Dropbox;
- Google Analytics;
- Google Workspace;
- HubSpot;
- Mailchimp;
- Microsoft 365;
- Microsoft Azure;
- Netflix;
- PayPal;
- Salesforce;
- SEMrush;
- Shopify;
- Slack;
- Spotify;
- Trello;
- Zoom.
Quais as vantagens do SaaS (Software as a Service)?
Listamos, a seguir, 12 vantagens do SaaS que foram apontadas pelas gigantes da tecnologia Microsoft e AWS:
- Permite o acesso a aplicativos avançados
Recursos avançados que eram caros e inacessíveis se tornaram disponíveis para empresas de todos os portes, incluindo aplicativos empresariais de planejamento de recursos (ERP) e CRM, por exemplo.
- Custos iniciais são menores
No modelo tradicional de licenciamento, o custo inicial para obter um software era altíssimo. Com os modelos de assinatura, dá para adquirir pacotes mais baratos, e não é preciso investir em recursos extras no computador para rodar aquele software, porque ele é gerenciado pelo fornecedor nos próprios servidores.
- Permite pagar apenas pelo que usar
Se o cliente perceber que precisa usar um pacote mais robusto daquele software, ele pode escalar o investimento de acordo com sua necessidade — sem precisar pagar pelo aumento da capacidade do servidor, porque isso fica a cargo do provedor do SaaS. Isso é perfeito para empresas que estão crescendo rapidamente.
- Facilita o planejamento dos custos contínuos
É fácil planejar os custos anuais com os serviços de software, já que os provedores cobram taxas padrões pelo SaaS e a manutenção é prevista na assinatura.
- Não é necessário instalar localmente
As aplicações SaaS podem ser usadas remotamente, diretamente do navegador da internet, sem precisar baixar e instalar nenhum programa no computador. O máximo que pode ser pedido é a instalação de eventuais plugins.
- Tem rápida implantação
Como não precisa de instalação em vários computadores, basta fazer a assinatura e obter registros e logins para os usuários, é fácil e rápido implantar um software novo em toda a empresa, por maior que ela seja.
- Permite o trabalho móvel
Os softwares do modelo SaaS têm suporte para força de trabalho móvel, ao garantir acesso aos dados, com segurança, de qualquer dispositivo conectado à internet, seja ele computador, tablet ou smartphone.
- Armazenamento de dados na nuvem
Nenhum dado é perdido se o computador falhar, por exemplo, porque todo o armazenamento do SaaS é na nuvem.
- Confiabilidade
Todos os provedores de SaaS investem em protocolos de segurança cibernética rigorosos, e muitos prometem até 99,9% de tempo de atividade. Se a internet da empresa for confiável, o risco de não funcionamento do software é mínimo.
- Atualizações automáticas e regulares
Os fornecedores de software fazem atualizações automáticas e frequentes em seus softwares, muitas delas voltadas para a segurança, e que dispensam suporte de uma equipe de TI.
- Integração e personalização
Dá para personalizar um software e integrá-lo a outras plataformas e sistemas, por meio de APIs. O melhor: sem custos de infraestrutura.
- Análise de dados em tempo real
A maioria das aplicações SaaS oferece insights em tempo real, a partir de coleta de dados de uso e performance.
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