parcela recorrente

O que é parcela recorrente e como isso pode facilitar o dia a dia da empresa?

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A parcela recorrente é uma das principais formas que as empresas podem utilizar para receber dos seus clientes com facilidade e constância. 

Neste artigo, vamos explorar mais sobre esse conceito, explicar suas vantagens e apresentar uma ferramenta da Cora que ajuda a trazer mais praticidade para o dia a dia do seu negócio. Confira a seguir! 

O que é parcela recorrente? 

Parcela recorrente é uma forma de pagamento que é aplicada em períodos predeterminados, com os mesmos valores e as mesmas condições (como descontos, juros ou multas). 

Isso significa, conforme o nome indica, que o usuário é cobrado de forma recorrente, seguindo intervalos já definidos anteriormente (mensal, trimestral, anual etc.). Essa cobrança acontece de forma automática após a assinatura de um plano de um determinado serviço ou produto. 

Trata-se de um método, portanto, muito utilizado por plataformas de streaming, academias, escolas, imobiliárias e clubes, por exemplo. 

Normalmente, o recebimento acontece por boleto bancário, débito em conta ou cartão de crédito, dependendo da modalidade escolhida pelo cliente. 

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Quais são as vantagens de se cobrar usando a parcela recorrente? 

Essa estratégia é muito utilizada por diferentes empresas por oferecer uma série de benefícios para o balanço financeiro da organização. Confira alguns dos principais para se levar em consideração: 

  • Mais agilidade na gestão de cobrança, já que é possível programar a emissão de boletos, por exemplo, ao invés de gerá-los manualmente todos os meses.
  • Prevenção de duplicidades e outras falhas, uma vez que o processo fica mais automatizado e com menos espaços para erros. 
  • Garantia de condições mais interessantes para os consumidores que assinam um plano mais longo, como anual.
  • Maior fidelização de clientes, mantendo-os em contato com a marca por mais tempo.
  • Risco de inadimplência menor, pois o valor faturado é automaticamente descontado do usuário.
  • Previsibilidade financeira, garantindo que a empresa saiba quanto irá receber em um determinado período, o que contribui para o desenvolvimento de um planejamento mais assertivo.
  • Gestão de estoques mais eficiente e lucrativa, evitando que se tenha excesso ou escassez de produtos.
  • Visão mais completa de como andam as finanças do negócio. 

 

Como podemos ver, adotar o pagamento recorrente é uma saída importante tanto para impulsionar as suas vendas, quanto para prevenir que as pessoas se esqueçam de fazer os acertos devidos. 

Contudo, antes de apostar nessa modalidade, é preciso analisar o seu cenário de atuação para entender se a forma de pagamento vai ser mesmo vantajosa para seu modelo de negócio. Vamos falar mais sobre isso em seguida.

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Quais tipos de empresa podem recorrer à parcela recorrente? 

Da mesma forma que outras estratégias, esta não é aplicável para qualquer tipo de empreendimento. 

O primeiro passo para analisar se ela faz sentido para a sua organização é compreender como funciona o mercado no qual você se encaixa, para verificar se um modelo de assinaturas teria, de fato, adesões.

Também vale a pena fazer um levantamento detalhado do número de clientes que você possui atualmente e quantos deles iriam se beneficiar com um serviço contínuo. 

Lembrando que não basta fechar muitos contratos iniciais, é preciso manter ou aumentar o fluxo de conversões com o passar do tempo. E, claro, continuar oferecendo produtos ou serviços com a mesma qualidade. 

Outra dica é entender quais benefícios (a mais) você poderia entregar para os consumidores que adquirirem os planos oferecidos. Descontos e brindes são algumas possibilidades comuns. 

Após realizar essas pesquisas, fica mais fácil definir com assertividade se as parcelas recorrentes irão trazer vantagens para o seu negócio. 

Leia também | Como funciona o boleto recorrente da Cora e quais são suas vantagens?

Como posso emitir parcelas recorrentes de forma gratuita?

Na Cora, o boleto recorrente é mais uma funcionalidade gratuita disponível na conta PJ para automatizar as suas cobranças. Veja como é fácil usar essa ferramenta: 

  • Abra o nosso aplicativo e clique em “Cobrar”;
  • Escolha o tipo de documento que você quer gerar (boleto tradicional ou com QR Code Pix); 
  • Toque em “Emitir” para novo contato e insira dos dados do cliente ou selecione o nome na lista de contatos recentes;
  • Selecione a opção “Recorrente” (assinatura); 
  • Digite o valor total da cobrança (o mínimo é de R$ 20) e escolha em qual período ela se repetirá (mensal, semanal ou personalizado);
  • Informe a data de vencimento do primeiro boleto e defina quantas vezes essa cobrança se repetirá (a quantidade aceita é de duas a 24 vezes);
  • Clique em Concluir e pronto! 

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Nesse mesmo recurso, é possível configurar descontos, multas, juros e notificações de cobrança. Além disso, você consegue escolher se o boleto será enviado para o e-mail do consumidor faltando sete dias para o vencimento. 

No mais, para acompanhar o status dos documentos, basta acessar a área de Gestão de Cobranças. Por lá, é possível acessar os boletos recorrentes e editá-los sempre que quiser. 

A ideia é que, por meio desse serviço, você consiga ter todos os benefícios que a parcela recorrente oferece e mais praticidade para a sua jornada empreendedora.

Se você leu até aqui e ficou com alguma dúvida, nosso time de atendimento está à disposição. Até a próxima! 

Equipe Cora
Conteúdos produzidos pela equipe da Cora, banco digital PJ feito por quem empreende. Aqui, reunimos conhecimentos práticos, histórias reais e ferramentas para ajudar empreendedores a tomar decisões melhores e impulsionar seus negócios.
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