Gestão de estoque: o que é, como fazer e qual é a importância? 

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Seja qual for o tamanho da empresa, fazer uma gestão de estoque eficiente é um dos processos mais importantes para a saúde do seu caixa e organização da rotina.

O estoque é um dos ativos mais relevantes de um negócio; portanto, precisa ser acompanhado de perto para que as melhores estratégias sejam adotadas. 

Se você tem dúvidas ou quer aprender mais sobre o assunto, este conteúdo tem o que você precisa. É só continuar a leitura!

Antes de mais nada, o que é gestão de estoque?

Em poucas palavras, gestão de estoque é o processo que diz respeito ao planejamento, execução e controle dos recursos armazenados em uma empresa

Trata-se de uma das principais atividades de qualquer negócio que lide com produtos e inclui desde o controle do fluxo de entradas e saídas até o de perdas e necessidade de novas compras. 

Com esse cuidado, é possível entender a quantidade de itens disponíveis, como está a demanda por parte dos clientes e necessidades/oportunidades de mudanças nos preços praticados para acompanhar os movimentos do mercado. 

Para empresas que trabalham com produtos que ficam ultrapassados rapidamente (como eletrônicos, por exemplo), esse cuidado é especialmente importante. 

Isso porque, quanto mais tempo um item fica parado, maiores são as chances de o público perder o interesse por ele.  

Qual é a importância da gestão de estoque?

Um dos principais objetivos de empresas que vendem produtos é evitar um depósito cheio de mercadorias paradas, pois isso representa investimento paralisado. 

Ou seja: quando bem feita, a gestão de estoques garante uma quantidade de itens ideal para o funcionamento do negócio, impedindo que haja excesso ou falta. 

Outros benefícios dessa prática incluem:

  • Garantir a satisfação dos clientes, que vão receber o que desejam de forma rápida. Isso evita que eles busquem o que precisam em outros estabelecimentos;
  • Acompanhar as demandas dos consumidores, oferecendo aquilo que eles mais estão procurando no momento; 
  • Realizar negociações interessantes com fornecedores em casos em que é possível adquirir grandes quantidades;
  • Economizar dinheiro com mercadorias que não estão mais fazendo sucesso, o que permite o investimento em outras mais interessantes; 
  • Reduzir custos com armazenagem, manutenção e perdas de produtos devido a vencimento, quebra ou extravio;
  • Elevar a liquidez da organização ao prevenir a compra em excesso de itens que não estão com boas vendas, o que imobiliza capital; 
  • Aumentar a eficiência da operação e a lucratividade do negócio. 

 

Todos esses pontos são essenciais para a sobrevivência de um negócio nos dias atuais; afinal, tudo muda muito rapidamente e as empresas precisam responder a essas transformações de forma eficiente. 

Como fazer gestão de estoque: 5 dicas para começar 

Agora que você entendeu o que é gestão de estoque e sua importância para as empresas,  vamos às orientações sobre como fazer esse processo com organização e praticidade. 

Seja qual for o método que você escolha para fazer a sua gestão de estoque, é importante: 

1. Faça inventários

O primeiro passo é fazer o levantamento do que está armazenado em seu estoque. Nesse momento, você pode aproveitar para organizar a disposição das mercadorias, o que também vai facilitar a visualização e manutenção dos itens. 

Nesta etapa, também registre a data de vencimento de produtos perecíveis e verifique o estado de conservação de todos eles. 

Hoje em dia existem diversas opções de sistemas de gerenciamento que podem fazer com que a sua organização ganhe agilidade e praticidade. Vale a pena pesquisar e avaliar a necessidade nesse momento.

2. Avalie custos e receitas

Para além de saber quais itens estão guardados, é preciso saber como anda o movimento de cada um no mercado. 

Registre e analise qual tipo de produto mais vende, qual gera mais lucro e quais estão parados há mais tempo. Essas são informações fundamentais para você planejar descontos, promoções e outras ações de marketing para “desovar” um estoque parado. 

Além disso, ao acompanhar essas informações você pode passar a investir em novos produtos de forma mais estratégica. 

3. Faça a gestão de estoque em um único sistema

Como pontuamos, atualmente existem muitas ferramentas de organização que você pode utilizar para esse processo. Mesmo assim, de modo geral, a melhor opção é escolher apenas uma. 

Isso porque administrar o seu estoque a partir de sistemas diferentes pode fazer com que você perca muito tempo integrando e comparando informações, além de aumentar a probabilidade de erros. 

Ao focar em apenas um, você centraliza seus dados, automatiza etapas, acompanha todas as movimentações (da entrada até a venda) e monitora os níveis com muito mais praticidade.

4. Garanta que não falte mercadoria

Uma das maiores frustrações que você pode causar em seus clientes é não ter disponíveis os produtos que eles procuram — o que também dá margem para que eles busquem na concorrência. 

Portanto, tenha a certeza de que você possui boas quantidades dos itens comercializados, sobretudo os mais queridos pelos consumidores. 

Lembrando que não estamos falando sobre fazer compras sem planejamento. Analise sempre o histórico de vendas e leve em consideração as projeções de crescimento da economia e do seu setor de atuação. 

5. Cuide dos produtos antigos

Administrar as mercadorias que estão paradas há mais tempo evita que você tenha prejuízos. 

Para itens com baixa movimentação, vale a pena pensar em maneiras de esgotá-los o quanto antes. Promoções relâmpago, descontos maiores e brindes são algumas ideias que costumam fazer sucesso entre os consumidores. 

Dica extra: controle seu fluxo de caixa separando as contas pessoais das empresariais 

De nada adianta falarmos sobre gestão de estoque se o controle financeiro do seu negócio for deixado de lado, não é mesmo? 

Como dica final, ressaltamos a importância de usar uma conta exclusiva para o seu negócio. Esse cuidado ajuda a separar o orçamento pessoal das contas da empresa e permite que você acompanhe com mais facilidade o desempenho das vendas. 

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