Médicos, advogados, engenheiros e outros profissionais liberais ganham organização financeira, economia de impostos e mais credibilidade ao usar uma conta PJ
Profissionais liberais, como advogados, médicos, psicólogos, engenheiros e outros que atuam em áreas regulamentadas por conselhos de classe, não são obrigados a manter uma conta PJ mesmo quando já possuem empresa aberta. No entanto, essa escolha representa um passo importante, pois simplifica a organização financeira, separa gastos pessoais dos profissionais, facilita a declaração do Imposto de Renda e contribui para um planejamento mais eficiente.
As profissões relacionadas à atividades liberais não podem ser enquadradas como microempreendedor individual (MEI), mas podem abrir empresas e ter um CNPJ regularizado. Essa é uma possibilidade importante, pois pode levar a pagamentos de menos impostos do que ao exercer a profissão como pessoa física.
Ao constituir uma empresa, quem atua como profissional liberal também passa a emitir notas fiscais e a acessar serviços exclusivos para pessoas jurídicas (PJ), como as contas PJ, que trazem benefícios para a gestão e a manutenção do negócio. Saiba mais a seguir.
Quais os desafios financeiros dos profissionais liberais?
Profissionais liberais têm diversos desafios financeiros, que são amplificados quando atuam como pessoas físicas.
Sem um CNPJ, eles só podem emitir recibos dos serviços, em vez de notas fiscais. Assim, caso precisem declarar os rendimentos no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) anual, o recolhimento de tributos pode ser maior do que no caso de terem uma empresa aberta.
Outra desvantagem está na gestão financeira do negócio quando feita por meio de contas bancárias de pessoa física, o que mistura as transações do consultório ou escritório, por exemplo, com as despesas pessoais, o que compromete o controle do fluxo de pagamentos e recebimentos.
Por que profissionais liberais precisam de uma conta PJ?
Profissionais liberais não são obrigados a manter uma conta PJ, mesmo quando já possuem uma empresa aberta. Ainda assim, essa escolha representa um passo importante, pois simplifica a organização financeira, separa gastos pessoais dos profissionais (ajuda no IR) e favorece um planejamento mais eficiente.
A conta PJ oferece controle do fluxo de caixa, gestão de entradas e saídas de recursos e pode reduzir a carga tributária em comparação ao uso de conta de pessoa física. Além disso, transmite mais credibilidade aos clientes, já que os pagamentos passam a ser feitos em nome da empresa — um escritório ou consultório, por exemplo.
Quais os benefícios de organizar as finanças com conta PJ?
São inúmeros os benefícios para profissionais liberais que optam por organizar as finanças em uma conta PJ. Por exemplo:
- a centralização das finanças da empresa, separadas da conta pessoa física;
- a possibilidade de uso de ferramentas para o controle financeiro, como gestão de cobranças;
- o direcionamento de pagamento com máquinas de cartões de débito e crédito;
- além de serviços específicos que são oferecidos neste tipo de conta, como emissão de boletos e outros.
Como ter uma conta PJ ajuda no dia a dia do profissional liberal?
Quer um exemplo prático de como ter uma conta PJ ajuda no dia a dia do profissional liberal? Vamos supor que você seja uma médica dermatologista e tem um consultório próprio.
Tanto para adquirir medicamentos e insumos usados no consultório quanto para receber dos pacientes, uma conta PJ vai ser o melhor local para concentrar as movimentações financeiras.
Além disso, será possível oferecer ao paciente diferentes possibilidades para pagamento, como emissão de boletos, Pix ou cartão de crédito ou débito, via maquininha. Pelos serviços oferecidos na conta PJ, vai ser possível ter um controle do fluxo de caixa.
Ou, se você for psicóloga ou advogada, por exemplo, pode atender pacientes e clientes de maneira mais profissional, com uma conta vinculada ao nome do consultório ou escritório. Além disso, terá a possibilidade de emitir notas fiscais pelos serviços, que podem ser deduzidas pelo cliente na declaração do Imposto de Renda.
Da mesma forma, você pode atuar na engenharia e oferecer consultoria a clientes sobre projetos e obras. A conta PJ, nesse caso, também facilita o recebimento de valores e a emissão de notas para um condomínio que esteja em atendimento, por exemplo.
A conta PJ da Cora oferece benefícios diretos para profissionais liberais que desejam organizar melhor suas finanças e dar mais credibilidade ao negócio. Com ela, é possível separar as despesas pessoais das profissionais, facilitar a declaração do Imposto de Renda e manter o fluxo de caixa sob controle.
Além disso, a Cora disponibiliza serviços gratuitos, como emissão ilimitada de boletos, transferências via Pix sem custo e acesso a crédito empresarial, além de ferramentas de gestão que simplificam cobranças e pagamentos. Por ser uma conta em nome do CNPJ, também reforça a imagem profissional de consultórios, escritórios e prestadores de serviços, transmitindo confiança a clientes e parceiros.
Agora que você já sabe tudo sobre as contas PJ para profissionais liberais, veja o artigo que preparamos sobre como escolher a melhor conta PJ para pequenas empresas [link pro artigo com este nome em negrito].
Ou aproveite e já abra sua conta PJ digital na Cora e tenha acesso a Pix ilimitado, emissão de boletos sem custo, cartão PJ Visa e ferramentas que simplificam a gestão financeira. Tudo em poucos minutos, sem burocracia.