como precificar um serviço

Saiba como precificar um serviço da maneira certa

Neste artigo você vai ver:

Inscreva-se na nossa newsletter
Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.
Abra sua Conta PJ Gratuita na Cora

Uma conta PJ que entende o que sua empresa precisa.

Neste artigo você vai ver:

Saber como precificar um serviço é fundamental para manter a lucratividade e crescimento do negócio, não importa o ramo de atividade. 

Porém, como os serviços têm particularidades em relação aos produtos, a precificação se tornar um desafio ainda maior.

Nesse artigo você vai entender o que precisa incluir no cálculo do preço dos seus serviços, além de aprender como cobrar por hora e por tipo de serviço.

Conheça as particularidades no método de precificação de serviços

A precificação de serviços tem algumas particularidades em relação à precificação de produtos. É importante estar ciente dessas características antes de montar sua estratégia.

Simultaneidade

O consumo do serviço ocorre em simultâneo à sua prestação. Pense nos serviços de um salão de beleza, por exemplo. 

Mesmo que a pessoa cliente pague antes, ela só vai consumir o serviço no momento em que ele for realizado. Diferente de um produto, que a pessoa pode adquirir e só usar depois.

Intangibilidade

É possível ver todas as características de um produto antes da compra. Já na prestação de serviços, isso não é tão simples. 

Como mensurar a qualidade de um serviço de consultoria, por exemplo? Nesse caso, as certificações da empresa ou profissional e depoimentos de clientes ajudam a ter uma ideia. Mas não é possível saber o resultado exato da entrega antes da prestação.

Efemeridade

Diferente dos produtos, serviços não podem ser guardados ou devolvidos. Por isso, são considerados perecíveis, devendo ser consumidos durante o período de prestação contratado.

Variabilidade

A qualidade dos serviços pode variar entre diferentes empresas e profissionais. E a pessoa consumidora não tem como visualizar essas diferenças de forma clara antes da prestação, devido à intangibilidade. 

Um serviço de maquiagem, por exemplo, pode variar bastante conforme a experiência da pessoa maquiadora, qualificação e técnicas utilizadas.

Veja também | O que é Markup?

 

Como precificar um produto
Baixe o nosso guia de precificação e aprenda a precificar um produto na prática.

 

Conheça a diferença entre preço e valor

Valor e preço costumam ser usados como sinônimos, porém, no contexto nos negócios, são conceitos diferentes.

E você precisa entender a diferença para precificar seus serviços corretamente, cobrando preços acima dos da concorrência, inclusive, se fizer sentido para o momento do seu negócio.

Explicando de um jeito simples: preço é a quantia em dinheiro que a pessoa consumidora paga por um serviço. Sendo assim, o preço de uma aula de inglês pode ser R$ 100, por exemplo. 

O preço é um dos elementos que influenciam a decisão de compra, por isso, é importante considerar quanto seu público está disposto a pagar e os valores cobrados pela concorrência na precificação.

Já o valor se refere aos benefícios que a pessoa consumidora recebe ao adquirir um produto ou contratar um serviço.

No exemplo da aula de inglês, o valor se refere ao aprendizado que a pessoa aluna adquire, o que vai depender da didática da pessoa professora e recursos utilizados, ente outros fatores.

Entregar mais valor é uma forma de se destacar da concorrência praticando preços similares, afinal, você está oferecendo mais benefícios.

Melhorar a percepção de valor que o público tem dos seus serviços também permite cobrar preços acima dos da concorrência, já que o público se dispõe a pagar mais caro para ter mais benefícios.

O que considerar na precificação de serviços?

Existem três fatores que você não pode deixar de fora quando for calcular o preço de um serviço: concorrência, valor agregado, custos e despesas. Entenda porque eles são importantes.

Concorrência

Você não deve precificar seus serviços apenas com base na concorrência. Mas é importante conhecer os valores praticados por profissionais e empresas que oferecem serviços similares aos seus.

Até porque essa é uma forma de sondar quanto o público está disposto a pagar por determinado serviço. Ou, o quanto de valor agregado você precisa adicionar para ganhar competitividade.

Custos e despesas 

O preço dos serviços deve cobrir todos os custos e despesas fixas e variáveis envolvidos na prestação. Além disso, deve incluir a margem de lucro para alavancar o crescimento do negócio.

Os custos são relativos aos recursos diretamente ligados à prestação do serviço, como materiais, mão de obra (sua ou de uma pessoa funcionária) e custos de deslocamento.

Já as despesas são gastos necessários para manter o funcionamento da sua empresa, como aluguel, luz, internet, assinaturas de software, etc. Considere também os impostos e contribuições no cálculo.

Portanto, você precisa apurar esses valores antes de definir sua tabela de preços, para garantir a sustentabilidade do negócio.

Valor agregado do seu serviço

Perceba os diferenciais que seu serviço proporciona à pessoa consumidora, seja em qualidade, rapidez ou praticidade. 

A partir dessa análise, você pode cobrar acima da concorrência, já que as pessoas estão dispostas a pagar mais por um serviço que consideram de melhor qualidade ou que oferece mais benefícios, vale repetir.

Além de ser um elemento de formação do preço, o valor agregado é um dos pontos que devem ser trabalhados na estratégia de marketing do seu negócio.

Veja também | O que é margem de contribuição?

 

Precifique corretamente o seu serviço com a nossa Planilha de Orçamento 
Planilha de orçamento

 

Formas de precificar um serviço

Existem duas formas principais de cobrar por serviços: por hora trabalhada ou preço fixo. Porém, mesmo que você escolha cobrar um preço fixo por serviço, é importante calcular o valor da sua hora de trabalho.

Cobrar por hora

Nesse formato, a pessoa cliente contrata seu serviço por número de horas. Então, se você cobrar R$ 150 a hora e o serviço demandar 4 horas de trabalho, o preço final será R$ 600.

Para calcular o valor da hora trabalhada, você deve estipular primeiro o total que pretende receber por mês, equivalente a um salário, e o número de horas que vai trabalhar.

Logo, se a meta de ganhos é de R$ 5.000, trabalhando 8 horas por dia de segunda a sexta (totalizando 160 horas por mês), o cálculo inicial da hora vai ser:

R$ 5.000/160 = 31,25. 

Sobre esse valor, é preciso adicionar ainda todos os custos e despesas de forma proporcional, para chegar ao valor final da hora.

Preço fixo por tipo de serviço

Nesse formato, você vende o serviço por um preço fixo, sem limitar o número de horas de trabalho. Você pode inclusive criar uma tabela de prestação de serviços, o que é útil na hora de prospectar clientes.

Certo, mas, como calcular o preço de cada serviço? Para isso, você deve fazer uma estimativa do tempo gasto para executar o serviço e multiplicar pelo preço da sua hora. 

Também é necessário acrescentar os valores proporcionais dos custos e despesas, assim como na precificação por hora.

A precificação correta é essencial para garantir vida longa ao seu negócio. Para ajudar ainda mais nessa parte, a Cora preparou uma tabela de precificação

Você pode contar ainda com uma planilha de orçamento para manter as finanças do seu negócio organizadas.

 

Equipe Cora
Conteúdos produzidos pela equipe da Cora, banco digital PJ feito por quem empreende. Aqui, reunimos conhecimentos práticos, histórias reais e ferramentas para ajudar empreendedores a tomar decisões melhores e impulsionar seus negócios.
Abrir conta gratuita

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Neste artigo você vai ver:

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.